24/8/2023
Tecnologia oferece vantagens para escola, pais e alunos
Se você já foi aluno, com certeza lembra da fila enorme para comprar lanche na cantina. A hora do intervalo é rodeada de obstáculos para todos os envolvidos. Para os pais, há toda a dificuldade em controlar o consumo dos filhos. E na cantina, também não faltam problemas na gestão. A alta circulação de dinheiro em espécie gera problemas no fechamento de caixa e demora no atendimento.
Com a pandemia, essa aglomeração da fila e da alimentação em conjunto se tornou ainda mais inconveniente. Muitas escolas optaram por escalonar os intervalos ou marcar lugares afastados para que os alunos pudessem comer com mais segurança. Porém, comprar o lanche na cantina da escola continuou sendo do velho jeito: dinheiro na mão e muitos alunos disputando a atenção dos profissionais da cantina.
Se tudo estava mudando: a forma de pedir taxi, de pedir comida e até de comprar imóveis, comprar lanche na cantina da escola não ia ficar presa ao passado. A Meep é uma startup voltada para soluções de consumo e viu na relação de entre aluno e cantina sua oportunidade, desenvolvendo uma solução completa para escolas.
Várias soluções inovam a compra do lanche de diversas formas. A Meep oferece opções como: totens para fazer pedidos, diminuindo as filas; possibilidade do professor fazer pedidos em sala de aula para a turma e um aplicativo onde o aluno faz o pedido remotamente e só retira ou recebe na sala.
Dessa forma, as aglomerações geradas pelas filas tem seu fim. Como o pedido é feito com antecedência e é possível escolher se haverá retirada ou entrega, também não há aglomeração na cantina para retirar o alimento. O aumento da comodidade para o estudante é inquestionável, afinal melhora o seu tempo de intervalo, minimiza o contato com outras pessoas durante os tempos de pandemia, além de oferecer um ambiente mais tranquilo para os estudos.
“Um cliente me falou ‘acabou com meu desperdício de comida, eu faço o que tem de pedido e deixo uma pequena reserva’”, conta Luiza Lacorte, responsável pela Meep Escola. Além da diminuição do desperdício, é possível programar as compras e adaptar os menus.
É visto também uma escolha pelos caminhos com menos etapas. “Tem algumas escolas que só utilizam o link (forma para acessar o aplicativo em que o aluno faz as compras na cantina)”, explica Luiza. Dessa forma, as etapas de escolhas, pagamentos e retirada diminuem e são mais rápidas, aumentado o conforto do aluno e sua satisfação com a escola.
Automatizando a compra do lanche, os pais têm mais segurança quanto aos gastos e nutrição de seus filhos. Com os aplicativos, podem escolher junto as crianças o que vão comer e fazer uma programação a longo prazo. Outros benefícios vem com o cartão do aluno, que pode ser carregado com o valor desejado pelos pais, permitindo maior organização financeira.
O futuro da alimentação é realmente rodeado de tecnologia e as tendências se mostram claras com os caminhos certos a seguir. “Nossos pilares são as crianças, a cantina e a escola”, explica Luiza. Por esse caminho, o lanche fica mais seguro e moderno e oferece vantagens para as três frentes.
Matéria feita pela Antena 1