24/8/2023
Startup almeja chegar até, pelo menos, 50% da equipe formada por colaboradoras
O Mês da Mulher foi apenas um pretexto para a Meep levantar o debate da equidade de gênero no setor de tecnologia. A campanha “Prontas para mudar o futuro presente”, lançada há poucos dias nas plataformas da empresa, traz como mote os principais desafios encontrados pelas mulheres que atuam na Meep ao se depararem com equipes, até então, compostas predominantemente por homens. Elas aproveitam, ainda, para mudar essa realidade e convidar novas profissionais para se inscreverem no processo seletivo interno. Clique aqui para conferir as vagas disponíveis!
Para a ação, a empresa chamou mulheres da equipe para falar sobre a responsabilidade social de promover oportunidades para mulheres ocuparem cargos de liderança. Isabela Neiva foi uma das escolhidas. Formada em Ciências Aeronáuticas, desde a universidade enfrentou obstáculos para se destacar em um mercado onde homens ainda possuem mais espaço.
“Estudei tanto quanto meus colegas, tínhamos as mesmas horas de voo e o mesmo currículo quando saímos da faculdade. Mas, diferente deles, não encontrei a mesma abertura nas companhias. Foi na Meep, uma empresa de tecnologia, que achei meu lugar”, compartilha.
Hoje, Isabela trabalha no Setor de Implantação, composto por 97% por homens, mas, é gerenciado por uma mulher, o que, segundo ela, faz toda a diferença no dia a dia.
Natália Monteiro foi contratada para atuar no Setor de Operações e revela que já trabalhou em empresas em que o seu gênero era um problema. “Era um ambiente muito masculino que, inclusive, privou as funcionárias de atividades dentro da empresa”. Na época, um colega que trabalhava com ela passou no processo seletivo da Meep e a indicou. Foi assim que encontrou um ambiente de trabalho mais justo.
Ao ser contratada para somar na equipe de Desenvolvimento da empresa, formada apenas por homens, a designer UX Isabela Alcântara sentiu-se intimidada. “Mas, como a Meep exalta as colaboradoras, fui acolhida por meus colegas e hoje sou muito feliz”, compartilha.
A sócia do negócio, Marina Araujo, acredita que, ao ouvir as colaboradoras com atenção, a Meep reforça o protagonismo feminino no mundo corporativo, além de incentivar outras empresas brasileiras a fazerem o mesmo. Além disso, reforça a transformação que a empresa já passou ao longo do tempo. “Quando cheguei, em 2017, contávamos com 10 profissionais e apenas eu de mulher. Cinco anos depois, somos 130 pessoas, sendo que 35% são mulheres. Já avançamos muito internamente, mas queremos melhorar essa estatística. Portanto, decidimos priorizar a contratação de novas profissionais neste novo processo seletivo”, explica Marina que também ocupa o cargo de diretora comercial na empresa de tecnologia. “Queremos chegar a, pelo menos, 50% de funcionárias”, finaliza.
Um estudo intitulado Woman Matter, elaborado pela MCKinsey & Company, mostra que mais de 37% dos chefes de recrutamento afirmaram que a diversidade é uma tendência no que se refere às contratações. No setor tecnológico, por exemplo, houve um crescimento de 18% no número de mulheres ocupando cargos de liderança entre 2008 e 2016, sendo que as três principais atividades que apresentam maior avanço foram designer de experiência de usuário (+67%), diretora de tecnologia (+60%) e desenvolvedora web (+40%).
“Não existe solução rápida e fácil para aumentar a presença feminina nas empresas, especialmente no setor de tecnologia. Mas, defendemos que, com ações estratégicas, foco e engajamento, iremos garantir equidade de gênero nas nossas equipes”, defende Marina Araujo, sócia da Meep.
Enquanto a igualdade busca tratar todos da mesma forma, independentemente da sua necessidade, a equidade de gênero trata as pessoas de acordo com a realidade e necessidades que homens e mulheres precisam. No mercado de trabalho, por exemplo, é importante identificar como os diferentes gêneros passam por dificuldades e vivências específicas, que, idealmente, devem ser manejadas da melhor forma em uma empresa.
A falta de representatividade feminina no setor tecnológico e a descriminação são grandes obstáculos para a inserção das mulheres no mercado. Por isso é importante instalar políticas de incentivo da entrada de mulheres nas empresas, além de oferecer todo um suporte e apoio na carreira das funcionárias.
A Meep nasceu em 2015 para trazer inovação na experiência do consumo, tanto para as empresas, quanto para os clientes. As soluções da Meep para as empresas envolvem autoatendimento, PDV, caixa móvel, cardápio digital, app e gestão. Há também soluções personalizadas para vários tipos de negócios, como redes e franquias, cantinas escolares, praças de alimentação, restaurantes, estádios, clubes, parques e eventos em geral. São quase 3.500 clientes (PJ), mais de 1.200 estabelecimentos, mais de 2.200 produtores de eventos e mais de 1 milhão de pessoas cadastradas no aplicativo Meep, uma espécie de assistente de lazer que traz, para o usuário, a possibilidade de escolher e acompanhar a programação do estabelecimento favorito.
Matéria feita pelo Segs